Importando arquivos no formato "GIFT"

GIFT √© o formato de importa√ß√£o mais abrangente dispon√≠vel para importar perguntas de um arquivo texto para o quiz do Moodle. Suporta perguntas m√ļltipla escolha, falso-verdadeiro, resposta breve, associa√ß√£o e num√©rica, t√£o bem como a inser√ß√£o de um _____ para o formato de preenchimento. V√°rios tipos de perguntas podem ser misturadas em um arquivo texto, e o formato tamb√©m suporta linhas de coment√°rios, nomes das perguntas, avalia√ß√£o e notas com pesos porcentuais.

A codificação do texto de seu arquivo texto deve ser a mesma como na instalação do Moodle. Um arquivo texto com exemplos de perguntas pode ser encontrado em: gift/examples.txt.

TIPOS DE PERGUNTAS

M√ļltipla escolha:
Para perguntas m√ļltipla escolha, as respostas erradas s√£o prefixadas com um til (~) e as respostas corretas com um sinal de igual (=).

     Quem está enterrado na tumba de Grant?{~Grant ~Jefferson =ninguém}

O formato de preenchimento automaticamente insere uma linha com brancos (______) no meio da sentença. Para se utilizar o formato de preenchimento, coloque as respostas onde você deseja que a linha apareça na sentença.

     Grant est√° {~enterrado =sepultado ~morando} na tumba de Grant.

Se as respostas vierem antes da marca de pontuação final, uma linha com brancos será inserida para o formato de preenchimento. Todos os tipos de perguntas podem ser escritas no formato de preenchimento.

Deve haver uma linha separando as perguntas (duplo CR - carriage return). Para ficar mais claro, as respostas podem ser escritas em linhas separadas ou até mesmo recuadas. Por exemplo:

     O feriado americano de ação de graças é celebrado na {
         ~segunda
         ~terceira
         =quarta
     } quinta-feira de novembro.
     
     Os caracteres japoneses originalmente vêm de qual país? {
         ~√ćndia
         =China
         ~Coréia
         ~Egito}


Resposta breve:

Respostas para o tipo de pergunta com resposta breve s√£o todas prefixadas com um sinal de igual (=), indicando que todas s√£o respostas corretas. As respostas n√£o devem conter um til.

     Quem está enterrado na tumba de Grant?{=nenhuma pessoa =ninguém}
	   Dois mais dois é igual a (=quatro =4).

Caso somente uma resposta breve seja correta, ela pode ser escrita sem o sinal de igual, contanto que n√£o seja confundida como falso-verdadeiro.

Falso-verdadeiro:
Neste tipo de pergunta a resposta indica se a sentença é falsa ou verdadeira. A resposta deve ser escrita como (FALSE) ou (TRUE), ou abreviadamente como (F) ou (T).

     Grant est√° enterrado na tumba de Grant.{F)

     O sol nasce no leste.{T}

Associação:
Pares de associação iniciam-se com o sinal de igual (=) e são separados pelo símbolo "->". Deve haver no mínimo três pares.

     Pergunta de associação. {
         =pergunta1 -> resposta1
         =pergunta2 -> resposta2
         =pergunta3 -> resposta3
         }
     
     Associe os seguintes países com suas respectivas capitais. {
         =Canad√° -> Ottawa
         =It√°lia  -> Roma
         =Japão  -> Tókio
         =√ćndia  -> Nova Deli
         }

Pergunta de associação não suporta avaliação ou respostas com pesos porcentuais.

Numérica:
A sec√ß√£o de resposta para quest√Ķes num√©ricas deve iniciar com o sinal (#). As respostas num√©ricas podem incluir uma margem de erro, que √© escrita ap√≥s a resposta correta, separada por uma v√≠rgula. Assim, por exemplo, se a resposta correta estiver entre 1.5 e 2.5, ent√£o deve-se escrever {#2:0.5}. Isto indica que 2 com uma margem de 0.5 est√° correto (isto √©, um valor entre 1.5 e 2.5). Caso n√£o seja especificada a margem de erro, ela ser√° assumida como zero.

     Quando nasceu Ulysses S. Grant? {#1822}

     Qual é o valor de pi (até 3 casas decimais)? {#3.1415:0.0005}.

Opcionalmente, as respostas numéricas podem ser escritas como uma faixa no seguinte formato {#ValorMínimo..ValorMáximo}.

     Qual é o valor de pi (até 3 casas decimais)? {#3.141..3.142}.

A interface do navegador do Moodle n√£o suporta respostas num√©ricas m√ļltiplas, mas o c√≥digo do Moodle pode e assim faz o GIFT. Isto pode ser usado para especificar faixas m√ļltiplas num√©ricas, e pode ser particularmente utiliz√°vel quando combinado com notas em pesos porcentuais. Se as respostas m√ļltiplas forem utilizadas, elas devem estar separadas por um sinal de igual, como nas perguntas com respostas breves.

     Quando nasceu Ulysses S. Grant? {#
         =1822:0
         =%50%1822:2}

Note que desde que o navegador GUI do Moodle n√£o suporta respostas m√ļltiplas para quest√Ķes num√©ricas, n√£o h√° maneira de v√™-las ou edit√°-las pelo Moodle. A √ļnica maneira de alterar a resposta num√©rica al√©m do primeiro, ser√° excluir a quest√£o e reimport√°-la (ou usar algo como phpMyAdmin).

OP√á√ēES

Al√©m destes tr√™s tipos de perguntas, este filtro oferece as seguintes op√ß√Ķes: coment√°rios em linhas, nomes das perguntas, avalia√ß√£o e notas com pesos porcentuais.

Coment√°rios em linhas:
Os coment√°rios que n√£o foram importados para o Moodle podem ser inclu√≠dos no arquivo texto. Isto pode ser utlizado para prover cabe√ßalhos ou mais informa√ß√Ķes sobre as perguntas. Todas as linhas que se iniciarem com duas barras (sem contar com tab ou espa√ßo) ser√£o ignoradas pelo filtro.

     // Sub-t√≠tulo: Quest√Ķes num√©ricas abaixo
     Quanto s√£o 2 mais 2? {#4}

Nome da pergunta:
Um nome de pergunta pode ser especificado colocando-se no início e no final dele duplos dois pontos.

     ::Origem do Kanji::Os caracteres japoneses originalmente
     vêm de qual país? {=China}

     ::Data de ação de graças::O feriado americano de ação de graças é 
     celebrado na {~segunda ~terceira =quarta} quinta-feira de novembro.

Se nenhum nome da pergunta for especificado, a pergunta inteira ser√° usado como nome por default.

Avaliação:
A avaliação pode ser incluída em cada resposta colocando-se após a resposta e depois do sinal (# também conhecido como jogo da velha).

     Qual √© a resposta para esta pergunta de m√ļltipla escolha?{
     ~resposta errada#coment√°rio para a resposta errada
     ~outra resposta errada#coment√°rio para a resposta errada
     =resposta certa#Muito bem!}
     
     Quem est√° enterrado na tumba de Grant?{
     =nenhuma pessoa#Resposta excelente!
     =ninguém#Resposta excelente!}
     
     Grant está enterrado na tumba de Grant.{FALSO#Ninguém está enterrado na tumba de Grant.}

Para perguntas de m√ļltipla escolha, a avalia√ß√£o √© mostrada somente para a resposta que o estudante selecionou. Para resposta breve, a avalia√ß√£o √© mostrada somente quando a entrada do estudante corresponde √† resposta correta. Para perguntas falso-verdadeiro, a avalia√ß√£o importada √© salva para que seja mostrado se o estudante escolheu a resposta errada. Assim, no √ļltimo exemplo acima, o estudante ver√° a avalia√ß√£o somente se selecionar VERDADEIRO como resposta.

Respostas com pesos porcentuais:
As notas com pesos porcentuais est√£o dispon√≠veis para ambas as perguntas de m√ļltipla escolha e resposta breve. As respostas com pesos porcentuais podem ser inclu√≠das ap√≥s o til (para m√ļltipla escolha) ou sinal de igual (para resposta breve) com o por cento desejado dentro de sinais de por cento (p.ex., %50%). Esta op√ß√£o pode ser combinada com os coment√°rios de avalia√ß√£o.

     Pergunta difícil.{~resposta errada ~%50%resposta meia correta =resposta totalmente correta}
          
     ::Cidade de Jesus::Jesus Cristo era de {
     ~Jerusalém#Foi uma importante cidade, mas a resposta está errada.
     ~%25%Belém#Ele nasceu aqui, mas não cresceu aqui.
     ~%50%Galiléia#Você precisa ser mais específico.
     =Nazaré#Sim! Está correta!}.
     
     ::Cidade de Jesus:: Jesus Cristo era de {
     =Nazaré#Sim! Está correta!
     =%75%Nazaret#Correto, mas escrito erradamente.
     =%25%Belém#Ele nasceu aqui, mas não cresceu aqui.}

Note que os dois √ļltimos exemplos s√£o essencialmente a mesma pergunta, antes como m√ļltipla escolha e depois como resposta breve.

Note que √© poss√≠vel especificar pesos porcentuais para respostas que N√ÉO est√£o dispon√≠veis atrav√©s da interface do navegador. Tais pesos ser√£o calculados corretamente (de acordo com o valor nomeado quando foi importado), e aparecer√£o normalmente aos estudantes fazendo o teste. Mas tais pesos n√£o ser√£o mostrados corretamente aos professores quando editados atrav√©s da interface de Moodle para editar as quest√Ķes. O menu pull-down somente permite certos valores fixos, e se o peso n√£o equivale exatamente a um destes valores pr√©-determinados, ent√£o n√£o ser√° mostrado corretamente. Se voc√™ editar uma pergunta atrav√©s da interface do navegador, o peso mudar√° para aquele mostrado.

Especificando a formatação do texto para a pergunta
O texto da pergunta (somente) pode ter especificado um formato de texto opcional. Atualmente os formato dispon√≠veis s√£o moodle (formato autom√°tico do Moodle), html (formato HTML), plain e markdown. O formato √© especificado entre colchetes imediatamente antes do texto da pergunta. Mais informa√ß√Ķes nos formatos de texto no Moodle.

[markdown]O *Feriado americano de ação de graças* é celebrado na {
         ~segunda
         ~terceira
         =quarta
     } quinta-feira de novembro.

Respostas m√ļltiplas:
A op√ß√£o de respostas m√ļltiplas √© utilizada para perguntas de m√ļltipla escolha quando duas ou mais respostas podem ser selecionadas para obter-se a nota total. A op√ß√£o de m√ļltiplas respostas est√° habilitada nomeando-se pesos parciais para as m√ļltiplas respostas, n√£o permitindo-se receber a nota total para uma simples resposta..

     Quais  pessoas est√£o sepultadas na tumba de Grant? {
          ~Ninguém
          ~%50%Grant
          ~%50%esposa de Grant
          ~pai de Grant }

Note que não há o sinal de igual (=) em qualquer resposta e as respostas devem totalizar não mais do que 100%, caso contrário o Moodle retornará erro. Para evitar que os estudantes recebam automaticamente 100% simplesmente checando todas as respostas, é melhor incluir pesos negativos às respostas erradas.

     Quais pessoas est√£o sepultadas na tumba de Grant? {
          ~%-50%Ninguém
          ~%50%Grant
          ~%50%esposa de Grant
          ~%-50%pai de Grant }

Caracteres especiais ~ = # { } :
Estes s√≠mbolos ~ = # { } controlam a opera√ß√£o deste filtro e n√£o podem ser utilizados como texto normais dentro das perguntas. Desde que s√≠mbolos t√™m um especial significado em determinadas opera√ß√Ķes deste filtro, eles podem ser chamados de "caracteres de controle." Mas algumas vezes voc√™ pode desejar utlizar um destes caracteres, por exemplo para mostrar uma f√≥rmula matem√°tica em uma pergunta. A maneira para contornar este problema √© "escapando" dos caracteres de controle. Isto significa colocar uma barra invertida (\) antes do caracter de controle, assim o filtro saber√° que voc√™ deseja utiliz√°-lo como um caracter literal ao inv√©s de caracter de controle. Por exemplo:

     Qual resposta iguala 5? {
          ~ \= 2 + 2
          = \= 2 + 3
          ~ \= 2 + 4  }

     ::Caracteres de controle GIFT::
     Qual dos seguintes caracteres NÃO é um caracter de controle para o formato de importação GIFT? {
        ~ \~     # \~ é um caracter de controle.
        ~ \=     # \= é um caracter de controle.
        ~ \#     # \# é um caracter de controle.
        ~ \{     # \{ é um caracter de controle.
        ~ \}     # \} é um caracter de controle.
        = \     # Correto! \ (barra invertida) não é um caracter de controle. MAS,
                   é utilizado para escapar dos caracteres de controle.
     }

Quando a pergunta é processada, a barra invertida é removida e não é salva no Moodle.

Outras op√ß√Ķes:
As perguntas de resposta breve podem ser feitas "sens√≠veis a ma√≠usculas e min√ļsculas" alterando-se "0" para "1" na seguinte linha:
$question->usecase = 0; // Ignore "case sensitive"

Outras op√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis atrav√©s da edi√ß√£o do filtro de importa√ß√£o gift/format.php.

CR√ČDITOS

Este filtro foi escrito atrav√©s da colabora√ß√£o de in√ļmeros membros da comunidade Moodle. Foi originalmente baseado no formato de preenchimento, cujo c√≥digo foi inclu√≠do por Martin Dougiamas e Thomas Robb. Paul Tsuchido Shew escreveu este filtro em dezembro de 2003 incorporando as sugest√Ķes da comunidade para formatos mais robustos de perguntas. O nome foi concebido como um acr√īnimo "General Import Format Technology" ou algo parecido, mas muito longo para um filtro simples como este, assim usou-se GIFT.

Filtro GIFT e documentação by Paul Tsuchido Shew http://ac.shew.jp. Última atualização em 27 Fev 2004.

√ćndice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English

© Copyright 2007, Teia do Conhecimento